Conheça algumas histórias sobre o Quadrado em Trancoso

Acompanhe mais de perto as histórias sobre Trancoso. Veja também como encontrar casas para alugar no Quadrado em Trancoso.

O Quadrado de Trancoso, além de ser um dos lugares mais charmosos do vilarejo, também é o centro histórico, sendo um marco para o desenvolvimento da cultura e tradição do local, que é um dos pontos mais característicos da Bahia.

Para entender melhor as histórias sobre o Quadrado, é preciso primeiro conhecer a origem de Trancoso.

 

A origem de Trancoso

Apesar de pequeno, Trancoso é um dos locais mais antigos do país, tendo sido fundado em 1583 pelos jesuítas.

Apesar do tempo de existência, o vilarejo permaneceu quase isolado do resto do Brasil, recebendo investimentos em infraestrutura e energia elétrica apenas em 1970.

Hoje em dia, quem visita Trancoso se admira pela tranquilidade, e também pela diversidade de opções turísticas, conforto e modernidade.

Quem passeia pelo Quadrado pode admirar um cenário simples e encantador, que tem como plano de fundo a Igreja de São João Batista, além de casas antigas e coloridas, e o campinho de futebol.

O que muita gente não sabe é que o local serviu de palco para personagens importantes que auxiliaram no processo histórico do vilarejo. Um dos mais célebres moradores do local foi Seu João Alves.

 

Quem foi Seu João Alves

No começo do século passado, quando o vilarejo servia de morada para apenas algumas famílias de pescadores, o sobrenome “Alves” era o mais conhecido por ali.

A família Alves sempre foi reconhecida pela musicalidade e alegria. Seu João Alves era um dançarino nato e responsável por organizar as festas do vilarejo.

Apesar de morar um pouco afastado do centro, a família de Seu João detinha uma casa no Quadrado apenas para a realização dos eventos.

Todo o vilarejo se reunia na casa de Seu João, sendo que a festa mais famosa era a de São Sebastião, que é celebrada até hoje.

 

O Zé Barbudo

Seu João Alves faleceu aos 84 anos de idade e deixou muita saudade para os demais moradores de Trancoso. Sua casa no Quadrado foi vendida para o Zé Barbudo, outro morador conhecido por sua inteligência e esperteza.

Zé Barbudo também era um apreciador de música e logo abriu um bar em Trancoso, que virou ponto de encontro de moradores e hippies que por ali passavam durante suas viagens. Um lugar encantador, que representava a alma do vilarejo.

Até hoje é possível visitar o Bar do Zé Barbudo e a Casa de Seu João Alves, porém poucos turistas sabem da real importância desses lugares para a história do local.

 

Como encontrar casas para alugar em Trancoso no Quadrado

Hoje, a antiga casa de Seu João Alves está disponível para alugar durante a temporada. Existem diversas casas para alugar em Trancoso no Quadrado, uma mais aconchegante que a outra.

A Trancoso 4U te auxilia na hora de encontrar a melhor acomodação em Trancoso, além de oferecer atendimento personalizado, considerando o perfil de cada cliente, e também contar com serviço de transfer terrestre, aéreo e marítimo.

A Trancoso 4U trabalha com credibilidade e segurança, tendo seu trabalho reconhecido por inúmeros clientes, inclusive famosos e celebridades.

Navegue pelo site para conferir depoimentos de personalidades ilustres que viajaram com auxílio da Trancoso 4U e aproveite para conhecer mais sobre a empresa.



Deixe uma resposta