Por dentro de Trancoso: tudo o que eu preciso saber

Imagem por historiasdecasa

Trancoso é um dos locais mais bonitos encontrados pelo país. O litoral baiano conta com diversas alternativas para os mais diferentes tipos de gosto, seja para quem busca uma passagem rápida ou para uma longa estadia, contando, até mesmo, com o aluguel de casas em Trancoso e região. Certamente, se sentirá abraçado de um jeito um pouco mais especial por lá.

Além de todo o sol presente durante o dia e uma grande área de praias e atrativos perfeitos para o verão, Trancoso carrega toda a peculiaridade e aconchego de um vilarejo, que ainda conta com uma história riquíssima para os turistas mais curiosos.

Vamos voltar um pouquinho no tempo e entender tudo por trás do charme de Trancoso em sua história, além de destacar alguns pontos turísticos e informações importantes para você!

A história de Trancoso: voltando para o ano de 1500

As cidades brasileiras sempre são coroadas com uma grande história para ser contada às novas gerações e em Trancoso, essa história fica ainda mais interessante, dado o seu primeiro contato com os portugueses.

Ora pois?!

A história de Trancoso tem seu início quando o célebre Pedro Álvares Cabral chega ao Rio dos Frades e toma posse da nova terra para o Rei de Portugal, no exato dia de 22 de abril de 1500.

Com passar dos anos, os jesuítas ergueram a Igreja de São João Batista, o que faz de Trancoso uma das vilas jesuítas mais antigas do mundo e que é, até hoje, ícone do Quadrado para os viajantes e moradores da região, chegando a ser declarado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Histórico Nacional.

aluguel de casas em Trancoso

Imagem por Lala Rebelo

O Quadrado, Praça São João

O Quadrado, conhecido assim de forma popular, trata-se da Praça São João, e é o Centro Histórico de Trancoso que leva milhares de turistas a conhecer um pouquinho de seu charme.

E haja charme! As casinhas coloridas ao redor do Quadrado ainda são cuidadosamente preservadas e cultivadas para os novos visitantes e admiradores da história brasileira. E não para por aí!

Aquele cafezinho mais vagaroso vai ter de ficar para mais tarde! O que não falta em Trancoso são locais para serem apreciados por novos viajantes, então, bora lá! Que eu vou te contar um pouco sobre o Mirante do Quadrado:

aluguel de casas em TrancosoImagem por por melhoresdestinos

O Mirante do Quadrado

É um local perfeito para quem gosta daquela paisagem impecável que a gente só vê em filmes na TV e é possível desfrutar de uma vista maravilhosa para a Praia dos Nativos e o deságue do Rio Trancoso no mar.

Sem contar o nascer do sol que, por volta das 4h30m, é uma experiência inesquecível, nada de preguiça para acordar cedinho, viu?!

O acesso é bem simples! Fica logo atrás da Igrejinha do Quadrado (Igreja São João Batista) e, além de conseguir ter uma visão um pouco mais alta do local, é perfeito para piqueniques.

Como chegar: Por ficar no Quadrado, é possível pegar um ônibus ou van de Porto Seguro até chegar às proximidades e, de lá, poderá ir andando, pois há alguns pontos em que o acesso aos veículos não é permitido.

Estacionamento: geralmente os estacionamentos particulares fazem uma cobrança de R$ 10,00 por hora. Talvez seja interessante realizar o aluguel de casas em Trancoso e manter os carros guardados durante a viagem.

aluguel de casas em TrancosoImagem por por melhoresdestinos

Praia dos Nativos e travessia do Rio Trancoso

Perto do Mirante do Quadrado, você vai encontrar a Praia dos Nativos, em que há o deságue do Rio Trancoso e, para ter acesso a toda a praia, será preciso que realize a travessia do Rio Trancoso, seja pelo leito do rio ou dando a volta.

Fazer a travessia é uma ótima experiência, mas vale sempre reforçar alguns cuidados para esse tipo de atividade. Busque a travessia quando o rio estiver mais seco, evitando uma possível correnteza.

Como é o clima em Trancoso?

O vilarejo se mantém sempre com muito sol durante as estações do ano, por isso é importante o uso de protetor solar. 

Os meses mais quentes são realmente no verão, entre novembro e abril, sendo a média máxima em torno de 29°C com a mínima de 24°C mais ou menos. Por isso, é bem possível que você pegue dias em que a temperatura esteja acima de 30°C com facilidade.

Até mesmo no inverno, geralmente a mínima fica em torno de 20°C, nada mal para as férias, não é?!

Onde ficar? Encontre aluguel de casas em Trancoso

É possível realizar o aluguel de casas em Trancoso sem dificuldade com a Trancoso 4U, contamos com excelentes opções em toda a região para que consiga ter os melhores dias da sua vida com toda a comodidade e estilo que preferir.

Há disponível alguns imóveis para temporada, alguns de alto padrão, modernos ou rústicos, todos com pontos bem localizados para que consiga aproveitar o melhor de toda a região.

Entre em contato e saiba mais!

Autor: Vanessa - Trancoso 4U
A TRANCOSO 4U, surgiu pela união de experientes profissionais que atuam nas áreas de entretenimento, turismo e negócios imobiliários da região, tendo como finalidade atender a demanda de um público altamente exigente, proporcionando um serviço que reúna tudo o que há de melhor em Trancoso e região, com um atendimento exclusivo e personalizado.

Deixe um comentário

English EN Portuguese PT
×